; ;

Principais Dúvidas sobre COVID-19

Ainda não existe comprovação científica sobre remédio ou vacina para o COVID-19 por isso é essencial que você tome todas as atitudes viáveis para se proteger: saia de casa apenas se houver necessidade, use máscara e se mantenha a pelo menos um metro de distância de outras pessoas. Além disso, lave sempre as mãos e use álcool gel quando não houver água e sabão disponíveis.

 

Separamos as principais dúvidas e iremos atualizar essa página sempre que necessário. Leia com atenção e compartilhe com os seus familiares e amigos.

 

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

O que é o COVID-19?

Segundo o site do Ministério da Saúde O novo agente do coronavírus foi descoberto no último dia do ano de 2019, aos 31 dias do mês de dezembro passado, após casos registrados em Wuhan, a nona cidade mais populosa da China. O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e provoca a doença chamada de novo coronavírus (COVID-19).

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

Coronavírus é comum?

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectar com o tipo mais comum do vírus. Segundo o site do Ministério da Saúde os primeiros casos de coronavírus em humanos foram isolados pela primeira vez na década de 30, ou seja, há quase um século atrás. Contudo, foi em meados de 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

Quais são os sintomas do Coronavírus?

Sempre avaliar se há sintoma de Febre (temperatura acima de 37,8º). Havendo confirmação de febre acompanhe se existe TAMBÉM algum ou alguns dos sintomas como: Tosse OU dificuldade para respirar OU outros sintomas gripais. 

Se você sentir febre e mais um dos sintomas descritos acima ligue para 136, e se os a falta de ar aparecer procure um hospital.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

Estou doente, e agora?

Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias.

Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

Em caso de diagnóstico positivo para COVID-19, siga as seguintes recomendações:

Fique em isolamento domiciliar.

Utilize máscara o tempo todo.

Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.

Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.

Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.

O lixo produzido precisa ser separado e descartado.

Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.

Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.

Caso o paciente não more sozinho, os demais moradores da devem dormir em outro cômodo, longe da pessoa infectada, seguindo também as seguintes recomendações:

Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.

Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também.

Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

Como é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

  • Toque do aperto de mão;
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

 

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

Como se proteger?

Lave as mãos com água e sabão ou use álcoll em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde

Devo usar máscara?

É indicado que no ambiente doméstico (dentro de casa) você use máscara se houver sintomas gripais e se morar com mais pessoas, evitando contaminar os demais moradores. Ao precisar sair de casa, faça uso da sua máscara da forma adequada, cobrindo as narinas, a boca e o queixo.  

As máscaras são eficazes quando usadas em combinação com a limpeza frequente as mãos com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel 70%. Lembre-se não não tocar na máscara com as mãos não higienizadas.

Após usar a máscara, descarte-a em local adequado para futura higienização (molho ao menos 30 minutos, separado de outras peças de roupas) e lave as mãos.

Como comparar sintomas?

O Ministério da Saúde elaborou essa comparação de sintomas, leia com atenção e compartilhe essa informação.

Animais de estimação transmitem coronavírus (COVID-19)?

Ainda não existem evidências nesse sentido.

Adianta tomar vacina contra a gripe?

Não, mas evita o desenvolvimento de outros tipos de doenças respiratórias. Busque orientação de como vacinar em segurança na secretaria de saúde da sua cidade. Em caso de fila, mantenha uma distância de, pelo menos, 2 metros dos demais, principalmente os idosos.

 

As prefeituras estão orientando como irá acontecer a campanha de vacinação nas cidades.  Ligue 136 ou entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade.

Tem recebido muitas notícias sobre a COVID-19?

O Ministério da Saúde orienta que: Para evitar que mentiras sobre o coronavírus (COVID-19) se espalhem, confirme se as mensagens são verdadeiras antes de repassá-las aos seus contatos nas redes sociais online. Procure o canal “Saúde Sem Fake News”, no endereço saude.gov.br/fakenews. Lá, você encontrará respostas oficiais e atualizadas. Caso não encontre sua dúvida no site, envie uma mensagem para o WhatsApp: (61) 99289-4640.

 

Há um aplicativo desenvolvido pelo SUS que orienta atividades e tira dúvidas sobre o Novo Coronavírus, procure na sua loja de aplicativos.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.